Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Argan versus Cacay

ARGAN

Normalmente os cabelos tem carga elétrica negativa por causa da queratina, sendo essa uma principal causa de fios arrepiados. Porém, os óleos vegetais umectam os fios, fazendo com que a carga negativa transcorra para as pontas, diminuindo o atrito e deixando os fios com aspecto saudável e maleável.

No Brasil, o tratamento para os cabelos com o óleo de argan tornou-se um grande sucesso, pois este produto tem ação de regeneração total dos fios capilares, proporcionando sedosidade, maciez, brilho e maleabilidade, garantindo a hidratação e deixando o cabelo com um aspecto belo e saudável. Devido cerca de 80% de sua composição ser de ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelo organismo, os ácidos oleico e linoleico. Inclusive, de acordo com uma publicação feita na Universidade de Mohammed V em Agdal no Marrocos no Journal of Alternative Medicine Review, o óleo de argan tem 80% de gorduras insaturadas e tem três vezes mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal.

É indicado para fios oleosos, pois é absorvido rapidamente e não deixa resíduos que favoreçam a oleosidade, porem não deve ser utilizado em grandes quantidades, pois pode obstruir o bulbo capilar.

No inicio dos anos 90, foram realizados testes a este óleo vegetal e os resultados confirmavam as suas valiosas propriedades nutricionais e dermatológicas. Este óleo é rico em Vitamina E e 80% da sua constituição são ácidos gordos essenciais, como o oleico (45%) e o linoleico (35%). A sua composição torna-o num produto “milagroso”, uma vez que pode ser aplicado em várias situações para fins diferentes.

CACAY

No entanto o Óleo de Cacay, contém ricos antioxidantes obtidos por sua prensagem, como as Vitaminas A e E. Ele possui 50% mais vitamina E e duas vezes a quantidade de ácido linoléico do que Óleo de Argan. O Ácido Linoléico contém propriedades anti-inflamatórias, e de retenção da umidade , sendo um óleo com muita bioafinidade para fibra capilares devolvendo propriedade lipídica . Em comparação com todos os outros óleos, Cacay tem a maior quantidade de Retinol natural, ajudando a impulsionar a produção de colágeno e elastina, possuindo alto poder regenerador, ação anti-aging.

O Óleo de Cacay tem afinidade para fibra ressecada, superando o poder de hidratação do Óleo de Argan. O Ácido Linoléico, Vitamina F, restaura a barreira protetora, aumentando a resistência do fio contra as agressões externas. A utilização frequente do desta matéria prima melhora a hidratação, a firmeza e elasticidade do fio, reforçando o seu ciclo de renovação natural, restaurando o brilho, maciez e redução frizz.

Os ácidos graxos essenciais, tem propriedades emolientes e umectantes que restaura as características naturais de maciez e suavidade dos cabelos.

Vitamina E

1. Estimula o crescimento dos cabelos
A vitamina E é um poderoso antioxidante que pode atuar reparando e reconstruindo os tecidos. Quando é aplicada no couro cabeludo, ajuda a reduzir a inflamação e promove a reparação dos danos nos folículos. Quando os folículos estão mais saudáveis, isto favorece o crescimento dos novos fios.

2. Melhora a circulação sanguínea
Um dos grandes benefícios da vitamina E para o cabelo é a melhoria da circulação sanguínea na região capilar. Ela ajuda a aumentar os vasos sanguíneos, evitando problemas de circulação e prevenindo o desenvolvimento de coágulos. Quando há melhor circulação do sangue, os cabelos passam a receber mais nutrientes, garantindo folículos pilosos mais saudáveis e melhorando o crescimento dos cabelos.

3. Ajuda a equilibrar o pH
Uma das principais causas da queda do cabelo é a produção excessiva de óleo e o desequilíbrio do pH no couro cabeludo. Quando o tecido do couro cabeludo está ressecado, as glândulas sebáceas produzem mais óleo do que o normal, causando a obstrução dos folículos capilares, gerando queda de cabelo e caspa. A vitamina E para o cabelo melhora a umidade do tecido, reduzindo a produção de óleo pelas glândulas e equilibrando os níveis de pH.

4. Tem ação antioxidante
A vitamina E é um excelente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem causar danos ao couro cabeludo e aos cabelos, mantendo os folículos livres de qualquer dano, evitando as quebras e fissuras no fio.

5. Ajuda a recuperar os fios danificados
Com o uso abusivo de pranchas térmicas e produtos químicos para tratamentos, o cabelo pode ficar bastante danificado e com pontas duplas. A vitamina E pode reverter o dano ao cabelo, funcionando com um condicionante, ajudando a hidratar e nutrir os fios, tratando intrisicamente as pontas duplas.

6. Aumenta a hidratação e maciez dos fios
Com alto poder hidratante, a vitamina E pode ser utilizada em máscaras capilares e em conjunto com outros produtos para hidratação, mantendo a saúde dos fios e também auxiliando na maciez e na recuperação dos fios danificados.

Como usar a vitamina E para o cabelo?
Existem muitas formas de se aproveitar os benefícios da vitamina E para o cabelo, seja melhorando a alimentação e incluindo fontes deste nutriente, ou mesmo usando produtos que contenham esta vitamina para realizar aplicações nas áreas afetadas.

Vitamina F.
Evita queda de cabelo devido seus efeitos antioxidantes, protege as membranas das células do couro cabeludo e evita a formação de uma camada hidrofóbica na superfície do mesmo,evitando a queda.

Retinol ativo derivado da vitamina A
Um dos benefícios da vitamina A está relacionada a sua capacidade de restaurar a hidratação dos fios, ela forma um filme que reveste as camadas dos fios capilares permitindo desta forma que ocorra uma maior retenção da umidade, além disso, por também ter ação antioxidante, a vitamina A combate o envelhecimento precoce das madeixas, promovendo um aspecto mais saudável aos cabelos e colaborando para o seu crescimento.

A vitamina A promove inúmeros benefícios aos cabelos, alguns deles são:
• Maior hidratação dos fios
• Auxilia no crescimento adequado
• Reduz o ressecamento e a opacidade
• Combate o envelhecimento precoce dos fios e sua consequente queda
• Reduz as pontas duplas
• Melhora o aspecto do fio
Por estas razoes o Óleo de Cacay é nosso óleo vegetal com valor inestimável, acima de tudo faz parte da nossa biodiversidade, e seu consumo ira beneficiar o desenvolvimento sócio econômico e ambiental do nosso Pais.

By David Vasconcelos – Tricologista Boaz Hair

signature

Ainda sem comentários.

Converse com a Boaz?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *