Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Qual o perfil do seu cabelo?

O Brasil é o maior país da América do Sul, quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e sexto em população (com mais de 200 milhões de habitantes).Somos conhecidos pela nossa biodiversidade e pela riqueza cultural , retratada pela miscigenação, na qual cada individuo em sua singularidade, tem em seus genes apropriação de características distintas , africanas, europeias e orientais.

Isso agrega no brasileiro características singulares referente ao cabelo intrinsicamente ligado a  genes distos encontrados em cada continente, concentrados em um so território. Tornando o Brasil um laboratório para o nicho de mercado de de cosméticos haircare, e estudos referentes a tricologia e terapia capilar.

Teremos diversidades e variações dos cabelos, podendo ser considerados como, lisos, ondulados,frisados,cacheados e crespos.  Atualmente eles são classificados por um numero e uma letra que determina o nível de ondulação do fio, que consiste de 1A 1B 1C / 2A 2 B  2C/ 3A 3B 3C / 4A 4B 4C. Esta terminologia colabora para identificação e caracterízação da fibra sendo essencial para você e o profissional hair stylist nos cuidados diários, tornando suas ações mais eficazes e fundamental no momento de  escolha dos produtos apropriados e técnicas ideais de alisamento, colorimetria e corte.

A classificação da fibra capilar pela letra;

Letra A são cabelos com padrão de ondulados maiis soltos.

Letra B o são cabelos com alguma ondulação mais definida

Letra c  são os cabelos  com cachos menores e mais definidos a cada grupo.

Classificação da fibra capilar pelo numero

  • Cabelo liso, sem ondas. Logos, os cachos começam a ser contados apartir do numerro 2,
  • Cabelo com uma leve ondulação,
  • Cabelos cacheados,
  • Cabelos crespos, muito crespos e afrodescendentes.

Consideramos outros quatro aspectos fundamentais na classificação da fibra que esta relacionados a :

Textura que  determina a espessura do fio em: fino, médio e grosso.

Porosidade referente a resistência externa, quantidade de camadas de cutícula, onde conseguimos avaliar brilho e sedosidade do fio.

Elasticidade  esta relacionada  a resistência interna ( córtex), sendo medido a sua  fragilidade a partir dos processos de tração.

Densidade determinada pelo volume de cabelo ( quantidade de fios/ cm²)

Caraterísticas dos cabelos 1A a 1C

É uma fibra que não possui nenhum tipo de ondulação, eles se diferenciam pela textura da fibra

1 A é mais fino por isso da uma sensação de menos encorpamento, com caracteristica de estar grudado ao couro cabelo ,  são os famosos cabelos escorridos, Sempre use produtos leves na hora dos cuidados, para não pesar. Se necessário, use linhas próprias para cabelos oleosos, principalmente na hora de lavar, pois é fundamental que o couro cabeludo seja bem higienizado, para evitar a tricoostioacepsia. ( relembrando que esta oleosidade e produzida pela glândula sebácea , e como temos um cabelo muito liso e fino esse sebo percorre com maior facilidade por toda extensão do fio).  Produtos que doam volume também são uma boa pedida! Já os feitos à base de silicones podem fazer os fios ficarem pesados e mais chapados.

1B mediano possui fios mais encorpados e bastante volumosos, o ideal é utilizar produtos leves  condicionando o cabelo para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre tendo o cuidado de aplicar o condicionador só nas pontas, evitando que este produto tenha contato direto com couro cabeludo.

1C  grosso ,reto, pesado e  de difícil  modelagem  é recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade do couro cabeludo.

A fibra capilar nesta classificação é  considerada em todas as suas  classificações oleosos e com brilho. Tendo um origem étnica asiática. Em um estudo hair cycle analyes of bioengineered follicles a estimativa de folículos pilosos no couro cabeludo  asiatico esta aproximadamente em 90.000.

Caraterísticas dos cabelos de 2A a 2C

Os cabelos do tipo 2, são considerados ondulados . Versatilidade é uma das vantagens deste tipo, que costuma ser de fácil modelagem ao ser amassados, podem formar cachos mais definidos. Em um processo de escovação , ficam bem lisinhos com pouco esforço.

 

2A ondas pouco definidas e textura fina,  fios  leves e não costumam ser muito volumosos. o ideal é usar produtos leves (e em pouca quantidade) para estilizá-lo,. Caso contrário, pode pesar e ficar  com aspecto mingando.

 2B ondas soltas  textura mediana , tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado, pois possui forte memória do formato original. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.

2C  ondas mais intensas e textura grossa, formato em S bastante definido, com formação de alguns  cachos. ondas são intensas e menos espaçadas que já começam a formar cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco do couro cabeludo, Os leave in com menos propriedade graxa , definidos com o amassar das mãos já da um sentido de cabelo cacheado ( amassando bem e deixando secar natural)

O estudo hair cycle analyes of bioengineered follicles a estimativa de folículos pilosos no couro cabelo  caucasiano esta aproximadamente entre 100000 a 130000

Caraterísticas dos cabelos de 3 A a 3C

Cabelos do tipo 3  são considerados cacheados.

3A cachos definidos levemente soltos, com intenso brilho, os fios tem textura fina, com cachos  bem regulares que parecem ter sido  modelados por um profissional . caracterisiticas de cachos naturais bem largos e regulares, com brilho intenso. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos,  leave-ins  desde que não sejam muito pesados. Na  lavagem  tenha o cuidado de usar shampoos que agreguem propriedade de tratamento.

3B cachos mais enrolados, em formato de S mais estreitos, definidos e regulares, bem espiralados, as pontas tende a ser mais secas, pois a oleosidade natural produzida pela glândula sebácea  do couro cabeludo , tem dificuldade para percorrer toda extensão do fio, devido seu formato. Para manutenção dos cachos e indicado leave in ativadores de cachos, com propriedades oleogenosas, mascaras de tratamento para hidratação  e potente controle de frizz, indicamos  usar shampoos que agreguem propriedades de tratamento.

A umectação noturna é  indicada devido o ressecamento característica do fio.

3C cachos super apertados em formação de espiral, mais apertados, cachos bem definidos bem mais fechados e estreitos, tendendo a pontas ressecadas e em sua maioria são fios finos  e frageis, estes fios ao contato com agua parecem ser ondulados. Hidratação e umectação são  palavras  de ordem para manter este padrão de cachos sempre bonito,  utilizando  máscaras, óleos e leave in como alto poder de hidratação  e pouco densos com especificidade para esta categoria.

Em um estudo hair cycle analyes of bioengineered follicles a estimativa de folículos pilosos no couro cabelo  caucasiano esta aproximadamente entre 100000 a 130000

Caraterísticas dos cabelos de 4A a 4C

Cabelos do tipo 4 são considerados crespos .

No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Por isso, necessitam de bastante hidratação para que revelem toda a sua beleza e não se quebrem à medida que vão crescendo.

Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados (os cacheados tendem a ficar mais ondulados nesta condição).

4A  macio esta entre um mistura de cachos e torções , a diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos, ate quando molhado , quando secos são menos deifinidos, tendendo a ser mais secos  nas pontas. São considerados cachos hiper estreitos, que parece semelhante a molas, com textura bem fina semelhante a agulha de crochê, bem definidos. Não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar somente usando  condicionador – adequado para seu tipo de cabelo – com poder de limpar suavemente e hidratar, sem remover os óleos naturais dos fios). Caso ache a ideia de abolir o shampoo muito radical, dê preferência aos , com propriedades hidratantes. Capriche no potência  de hidratação e umectação do produto!

 4B seco bem enrolados, formato de Z  ziguezague, sendo visíveis quando seco, são muito mais finos , mais secos e quebram facilmente. Na hora da escolha do shampoo, opte por um mais denso e cremoso, que deixe os fios com aparência saudável e hidratada. Sempre desembarace com um pente de dentes largos passando antes um condicionador bem poderoso. Sele com algum tipo de óleo vegetal  que nunca contenha óleos minerais. Para estilizar, use leave in específicas para este tipo de cabelo, bem hidratantes. E evite manipular os fios o máximo possível, para minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.

4C sem forma cabelos em formato de molas extremamente apertadas que se encolhem muito perto do couro cabeludo, o formato de cachos podem nem ser visíveis quando o cabelo esta seco, podem apresentar porosidade, fio com textura bem fina e muita facilidade para quebra. possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. e possível aderir ao método co-wash, ou shampoo, mascara e leave in  com alto poder de hidratação sendo recomendados hidratações direcionadas a este cabelo a cada 3 dias.

Em um estudo hair cycle analyes of bioengineered follicles a estimativa de folículos pilosos no couro cabelo afro americano esta aproximadamente em 90.000.

A aparência de cada fio individualmente seria mais ou menos assim:

 

 

signature

Ainda sem comentários.

Converse com a Boaz?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *