Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Ressecamento irreversível: desnaturação da proteína

Ressecamento capilar é um assunto de extrema importância em nossos dias, em especial porque a mulher moderna submete-se a procedimentos estético-capilares mais intensos, e, muitas vezes, repetitivos. Tal cenário nos força a aprofundar mais o assunto a analisar os diversos tipos de ressecamentos que podem acometer os fios.

Nesse artigo falaremos sobre o ressecamento causado por ferramentas térmicas, em especial as chapinhas de cabelo.

Como disse, com a atual demanda cotidiana das mulheres, uma das formas mais comuns de ressecamento vem do superaquecimento com as chapinhas que podem atingir até, em alguns modelos, 245 graus. O resultado é um efeito de ressecamento que chamamos de desnaturação da proteína e esse efeito, infelizmente, é irreversível.

A desnaturação proteica do cabelo é um fenômeno que ocorre com proteínas, ocasionado por excesso de calor. Algumas proteínas corporais desnaturam a partir de 40-45°C. Em temperaturas inferiores ou iguais a 100°C, a água fracamente ligada ao cabelo evapora. A evaporação da água que faz parte da constituição do fio capilar ocorre a 135°C, ocasionando a desnaturação da queratina. Lembrando que 25% cabelo é constituído de água.

Estudos já mostraram que considerando o tempo em que as chapinhas foram submetidas, tirou-se uma média das temperaturas somando a maior temperatura com a menor e dividindo por dois. Observou-se que no tempo de 30 segundos as mesmas apresentaram uma média de temperatura de 105,5°C, ocasionando somente a remoção da umidade do cabelo.

Já nos tempos de 60 segundos, 90 segundos e 120 segundos elas apresentaram uma média de temperatura de 142,5°C, 162,5°C e 176,5°C, respectivamente, ocasionando a desnaturação da queratina, que é a proteína formada a partir de aminoácidos e representa cerca de 90% da constituição dos fios.

Para se ter um ideia desse processo, observe um ovo cozido. Quando colocamos um ovo para cozinhar ele esta em um estado liquido, após ser superaquecido passa para o estado sólido. Você já viu alguém reverter esse processo?!!!! Ou seja, a proteína do ovo foi desnaturada e não poderá mais voltar ao estado normal e é isso que acontece com seu cabelo. Este é um tipo de ressecamento que não é reversível, e você deve prestar os devidos cuidados para que isso não aconteça.

A regra é: nunca aplique calor em seu cabelo sem proteção térmica!!!

Nossa indicação para proteção térmica é o Soft Oil, nos testes em laboratório, mechas de cabelos foram submetidas a 100 e ainda permanecendo com sua integridade hídrica, ou seja, cabelos protegidos, hidratados e  nutridos. Confira mais sobre nosso poderoso óleo.

By Walace Junior Nacimento – Tricologista Boaz Hair

signature

Ainda sem comentários.

Converse com a Boaz?